domingo, 8 de março de 2015

8 de Março - Dia Internacional da Mulher

Ora cá estamos nós, mais uma vez, nesta data comemorativa, por muitos(as) contestada, criticada e por outros(as) apoiada.

O Dia da Mulher é todos os dias, claro que é. O dos Homens também.
São inúmeras as pessoas que nesta data, alegando que se tornou meramente comercial, não lhe dão a devida importância.
"Não me dê flores" (vídeo) Percebi a mensagem, em sentido figurado, mas, escolheu o título certo? Então eu questiono: porquê srª feminista? Independentemente das muitas razões (certas) que apresenta o que a difere (no feminino) de muitos homens machistas que igualmente não as oferecem e tão pouco as aceitam?

Qual o seu problema de receber flores de alguém,neste dia ou em outro qualquer, desde que saiba de antemão que são oferecidas com as melhores das intenções?
Mais,no caso de gostar de flores, porque não as oferece a si própria?

Ainda bem que há esta data comemorativa! No mínimo, serve para falar, recordar e chamar à atenção das muitas diferenças e injustiças que nós, mulheres, da mesma forma que muitos homens também,em pleno século XXI, continuam a ser alvo e vítimas. É que somos todos Pessoas! Pessoas e Animais!

Outra coisa, ainda a propósito do historial da data 8 de Março:

« O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Entretanto a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto. O Dia Internacional das Mulheres e a data de 8 de março são comummente associados a dois fatos históricos que teriam dado origem à comemoração. O primeiro deles seria uma manifestação das operárias do sector têxtil nova iorquino ocorrida em 8 de março de 1857 (segundo outras versões em 1908). O outro acontecimento é o incêndio de uma fábrica têxtil ocorrido na mesma data e na mesma cidade. Não existe consenso entre a historiografia para esses dois fatos, nem sequer sobre as datas, o que gerou mitos sobre esses acontecimentos. »

« No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado no início do século, até a década de 1920.
Na antiga União Soviética, durante o stalinismo, o Dia Internacional da Mulher tornou-se elemento de propaganda partidária.
Nos países ocidentais, a data foi esquecida por longo tempo e somente recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960. Na actualidade, a celebração do Dia Internacional da Mulher perdeu parcialmente o seu sentido original, adquirindo um carácter festivo e comercial. Nessa data, os empregadores, sem certamente pretender invocar o espírito das operárias grevistas do 8 de março de 1917, costumam distribuir rosas vermelhas ou pequenos mimos entre suas empregadas.
Em 1975, foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adoptado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres.»


Finalmente e porque hoje a data em questão pretende  celebrar as mulheres, para todas um bom dia. Vivam-no,cada uma à vossa maneira,se possível, melhor do que em qualquer outro dia.





Sem comentários: