domingo, 13 de abril de 2014

Recordando a tradição - Domingo de Ramos

"Dominica in Palmis de Passione Domini" isto é, "Domingo de Ramos da Paixão do Senhor".

Domingo de Ramos, data que antecede o Domingo de Páscoa e que segundo a tradição religiosa celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo, dando-se início à Semana Santa.

Tradicionalmente leva-se à Missa um ramo, que será benzido e pendurado nas nossas casas, em substituição do outro, do ano anterior, que deverá ser queimado.
Simultâneamente, em algumas localidades do País festeja-se o Dia da Madrinha. Os afilhados visitam a sua Madrinha, oferecendo-lhe um ramo de flores. E na Páscoa voltam lá para trazer o folar.

Na nossa região, o ramo para levar à missa e ser benzido no Domingo tem características específicas. Compõe-se de oliveira, alecrim, trigo e demais flores, campestres ou não mas próprias da época. A oliveira simboliza a Paz e o azeite; o alecrim saúde e força; o trigo simboliza o pão e as flores a alegria. Antigamente havia também o hábito de queimar um pouco do alecrim deste ramo, quando ocorriam trovoadas, como forma de protecção. Conhecia esta tradição?


Por aqui, os preparativos para a Páscoa já começaram há uns dias e os ramos, mais ou menos tradicionais, também fazem parte.

Sem comentários: